Post sem like? Instagram testa para "esconder" a interação.

instagram likes.gif

Post sem like! Sim você leu certo, o Instagram está testando uma forma de que as publicações apareçam sem o número de likes. Parece que o jogo virou caros leitores, nossa vez chegou! Vamos tentar entender o motivo dessa ação.

Muitos “influenciadores” se fizeram no lá no instagram, o que levou a uma grande corrida contra quem aparece mais, nesse meio tempo surgiram centenas de sistemas que possibilitam esses influenciadores a comprarem interações, (likes, comentários, visualizações) todo tipo de interação pode ser paga, mas como fica quem realmente produz conteúdo?  

Creio que aí, tenha sido um ponto muito importante para o instagram, onde se perdeu a produção de conteúdo? Aliás, algumas pessoas nunca tiveram, todo mundo é um influenciador e essa é uma frase muito linda na teoria, na prática nem todo influenciador é um creator. A prova de que o instagram já vem notando que os números são tão importantes para os usuários é que em 2016 criou os stories, somente para ser um conteúdo efêmero? Talvez... mas qual o motivo de não aparecer as vizualizações da ferramenta? Ou então, qual o motivo do app ter modificado o layout da biografia dos usuários (ainda em teste) para que o número de seguidores não ficasse em evidência? Vejo aí muitos indícios de que para a mídia social Instagram números não são tāo relevantes assim. 

 

IMG_4885.PNG

O anúncio foi feito pela Jane Manchun Wong, que relatou em seu Twitter, que relatou a descoberta por meio do código-fonte do Instagram para o sistema operacional Android. O usuário pode sim ver a lista completa de seguidores que interagiram com sua publicação. Segundo informações da própria Wong, essa atualização do Instagram informa ao usuário que a novidade ainda está apenas em fase de testes. “Queremos que seus seguidores foquem no que você compartilha, não em quantas curtidas suas postagens recebem”, diz uma mensagem na interface do Instagram.

Segundo um porta-voz do Instagram “Sempre estamos pensando em explorar formas de reduzir a pressão nos usuários do Instagram”

E aí, o que você acha dessa possível atualização? Te preocupa ou te tranquiliza?