Métrica Like: vaidade ou não?

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Vamos deixar de lado a questão de que os Likes se tornaram motivo de “guerra”, para ver quem é mais, aliás, não só eles, mas todos os tipos de interações, comentários, seguidores. A plataforma Instagram como um todo, acabou se tornando um lugar para trabalhar egos. Mas graças às novas gerações, ao que tudo indica, estamos passando por uma nova mudança positiva, (leia mais aqui É o fim da perfeição no Instagram, sabe aquele feed Candy? Ninguém acredita mais!).

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Antes de tudo, precisamos entender o que são métricas e engajamento: Métricas - conjunto de valores mensuráveis, pode ser entendido como um meio de mensuração de desempenho por meio de uma coleção de dados específicos ou gerais. Vamos aos exemplos de métricas: Alcance - número de usuários atingidos. Impressões- número de vezes que uma publicação foi vista. Tráfego - número de vezes que um anuncio foi clicado. Engajamento - é um tipo de métrica representa o quanto os usuários interagem com determinado perfil, sendo, comentando, compartilhando ou CURTINDO.

Até aí tudo bem, se o engajamento não pudesse ser comprado e/ou combinado, combinado falo em grupos de interações, mas isso, fica para um próximo papo, tenho certeza, que se essa interação ficasse somente funcionando de forma orgânica, não teríamos números tão inflados e constantes mudanças nos algoritmos do instagram. Então meus caros, a culpa de toda essa mudança, é nossa mesmo.

Métrica de vaidade!

Voltamos a pergunta, LIKE, vaidade ou não? A resposta é a melhor para quase todas as perguntas do marketing digital, depende! Like é vaidade? Depende, qual o objetivo de marketing? Toda estratégia precisa de um objetivo. Ah, não tem? Então tanto faz... com Like ou sem Like, não tem diferença. Mas vamos supor que sua estratégia seja conversão. Conversão precisa ser revertida em venda, uma métrica que pode ser utilizada para medir o desempenho da estratégia é CAC, sigla de Custo de Aquisição de Cliente, ou seja, é o custo que todo cliente gera para chegar à sua empresa, no caso de um objetivo voltado para conversão LIKE É UMA VAIDADE SIM.

Agora vamos supor que uma empresa esteja recém abrindo e opta por uma estratégia para crescer, Branding, ela quer ser lembrada, share of mind. As melhores métricas neste caso são, alcance, atingir o maior número de pessoas, claro que de acordo com a persona mapeada da marca. Nessa caso Like pode ser validade como uma métrica sim.

Definição de vaidade: qualidade do que é vão, vazio. Agora pense em uma empresa que busca uma estratégia de engajamento, envolvimento, share of love, interações como comentários, menções, compartilhamentos, hashtag da marca ou LIKES, são MUITO importantes para aproximar, gerar intenção de compra nos seus fãs. Neste caso likes não são métricas de vaidade, pelo fato de não ser em vão, objetivo cumprido. No marketing de influência utilizamos muito essa possibilidade, inclusive para calcular o valor do CPE (custo por engajamento).

Like é importante sim, pois é uma das moedas de troca do influenciador, eu dou o conteúdo e vocês interagem comigo. Claro que no fim, todos queremos vender, mas caso essa não seja a principal opção ou a única, like NÃO PODE SER CONSIDERADO MÉTRICA DE VAIDADE.