Limpeza ou Bug? Muitos usuários estão perdendo seguidores, o que está acontecendo no Instagram?

IMG_6792.PNG

Muitos usuários estão perdendo grandes quantidades de seguidores.

Semana de muito movimento no Instagram, novos recursos sendo incluídos no App, invasão russa na maior e melhor plataforma de fotos, contas aparentemente “perdendo todas suas publicações”, número de seguidores alterados e um ponto tem chamado muito a atenção, a dois dias, recebi 15 directs até hoje pela manhã, contas estão perdendo seus seguidores, sem choro, o que será que está acontecendo?

Pensei bastante, e cheguei a duas possibilidades, vamos tentar entender...  

Limpeza geral

Relatado a primeira vez em dezembro de 2014, a “faxina” anunciada pelo instagram eliminou milhares de perfis falsos bots da redes, muitos usuários desesperados, mas a limpeza era necessária, tendo em vista que na época, mais de 14% dos usuários não eram ativos.

Acontece que os anos passaram, novamente temos muitos bots e contas fakes na rede, desta vez 10% das contas seriam falsas, só que 10% das contas como bots, representam 100 milhões de contas fantasmas na rede. 

O fato é que algo está acontecendo, muitas reclamações, alertas de usuários com o mesmo problema, seria mesmo outra limpa? Oficialmente a rede não se pronunciou sobre essa hipótese, teremos como saber se é isso mesmo, caso os números antigos não retornem.

Agora já sei, vocês irão ficar muito brabos, na sequencia irão se perguntar, "Que absurdo, eles podem fazer isso? Tirar usuários sem avisar?” PODEM gente, eles podem fazer o que quiserem, até excluir por completa a rede, somos apenas usuários! 

Bug no Instagram

FullSizeRender.jpg

Esta é minha principal hipótese, a mais provável, penso que em função das muitas mudanças como: GIFs nos directs, marcações em vídeos, testes com o novo App de compras entre outros, pode estar realmente ocorrendo uma pane no sistema, algo como se para testar as novas opções o aplicativo entrasse todo em beta.

No início do mês já tivemos relatos de pessoas que não conseguiram acesso suas contas, mensagens de erro eram mostradas no momento do login, outro erro que estava acontecendo era que usuários não conseguiam postar stories, os problemas não paravam por aí, publicações que sumiam, fotos postadas que não eram exibidas, tudo no mês de setembro.

Coincidência ou não nesta mesma semana, os fundadores do Instagram Kevin Systrom e Mike Krieger, anunciaram que vão deixar a empresa para “construir coisas novas”e “explorar novamente” a sua “criatividade e curiosidade”. Construir coisas novas exige que recuemos, entendamos o que nos inspira (…) é o que planejamos fazer”, adiantou na segunda-feira o diretor executivo do Instagram, Kevin Systrom, em comunicado segundo o The New York Times.

Será que pode surgir uma nova rede social por aí?  

Vale a pena ressaltar que essas informações são apenas especulações, o que está acontecendo de fato só teremos como saber caso o próprio instagram se pronuncie, ou os números retornem ao que estavam.

Mas eu ainda acho que outra limpeza seria uma ótima opção!